2007-05-25

Don't Panic: O Dia da Toalha*

A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoalvemente limpa.

Recentemente terminei de ler o último dos livros da famosa Trilogia (de 5 livros :-P) do Guia dos Mochileiros da Galáxia (tradução ruim, diga-se de passagem: uma melhor seria algo como "Guia da Galáxia para Mochileiros").

Muito bom.

O mundo não se tornou um lugar melhor após a leitura (alguns incidentes eram inevitáveis, não?), mas ao menos tornou-se um lugar muito mais engraçado. As críticas ácidas do autor, em forma de esquetes, são basicamente as mesmas que faço (embora nem com metade da competência) sobre os acontecimentos que pipocaram (e ainda pipocam!!) na minha vida nos últimos 4 anos.

Cazzo!! Meu nome do meio é Dent e eu não sabia... :-P

O autor desta obra de arte da Ficção Científica, do sarcasmo e da ironia chama-se Douglas Noël Adams. Falecido em Maio de 2001, deixou como legado uma vasta obra que inclui programas de TV, livros, videogames (na aurora desta indústria, diga-se de passagem) e até mesmo a Resposta para a Vida, o Universo e Tudo o Mais (embora existam controvérsias se ele foi capaz de chegar até a pergunta correta para a dita resposta...). Leia mais no Blowing Bytes.

Alguns mochileiros das galáxias wanna-be espalhados pelo mundo decidiram celebrar a vida e o trabalho deste maluco-gênio-visionário com o Dia da Toalha.


O Dia da Toalha era para ser um dia de luto, mas isso deixaria todos demasiadamente tristes e ninguém trabalharia bem, logo não produziriam bem e então criariam prejuízos para seus chefes que então perderiam lucros e por conseqüência iriam a falência e todos perderiam seus empregos e a economia entraria em colapso. Então tornou-se um modo de demonstrarmos nosso respeito à esse dupal mingo. Primeiramente, havia sido escolhida uma data uma semana depois de seu falecimento, mas como não deu tempo de organizar, passou para duas semanas após. Os fãs então podem perguntar: Por que não 42 dias? e então responderemos: porque 42 dias é muito tempo, alguma nave vogon poderia chegar e eliminar o planeta para a construção de uma via expressa.

Não tem medo de pagar mico? Participe você também!

Se você gostou dos livros, do filme, ou de ambos, visite o blog Dia da Toalha e veja como participar!


* Este post foi escrito in situ no Dia da Toalha, e graças às maravilhas tecnológicas proporcionadas pela minhas mais recentes aquisições (o DMCE, e um motor de improbabilidade infinita instalado numa - lógico! - D-20), pude avisá-los com 5 dias de antecedência ao mesmo tempo que participo das atividades comemorativas no MASP!! O que mais faltam inventar?? :-P

Marcadores:

Questões:


2 Lições:

Blogger Luis ensina...

Em Santiago de Compostela, na Galiza onde sabemos muito tanto de “mochileiros” (http://www.paulocoelho.com.br/port/san.shtml) quanto de “galáxias” (a Via Láctea é o Caminho de Santiago), a gente vai comemorar (e bebemorar) este ano o Dia Internacional da Toalha (e Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata) pela primeira vez:

http://diadatoalha2007.agal-gz.org

24 de mai de 2007 10:35:00  
Blogger ThEyA ensina...

Como assim descobriu?? Era segredo até eu resolver divulgar quando estivesse mais inspirada pra postar. :PPP

4 de jun de 2007 14:46:00  

Postar um comentário

<< Home