2004-12-03

Fantasie ist wichtiger als Wissen. (Albert Einstein)

Alguns racionalizamos demais.

Pensamos, inferimos, determinamos e executamos planos para tudo:

* Para ir ao cinema;
* Para sair de férias;
* Para comprar um Home Theater :-)
* Para ir ao médico;
* Às vezes, até mesmo na busca daquele Alguém.

Eu sempre tenho resolvido meus problemas com a Razão, e tenho tido sucesso na maior parte das vezes. Até mesmo meus fracassos costumam ter uma boa explicação racional - "Eu sou uma besta mesmo!!" :-D

Racionalizar é bom, mas ultimamente tenho percebido que não é suficiente. Falta algo.

Como é de praxe, racionalizei sobre o problema :-P e talvez tenha chegado à uma conclusão no mínimo supreendente - conclusão que Albert Einstein já havia chegado há décadas, diga-se de passagem (yup... eu vivo chegado atrasado...) :


Life is a mystery, not a problem to be solved.

"Como lidar com o Mistério?", tenho pensado desde então. E mais uma vez cheguei num beco sem saída, beco que só abandonei quando percebi o óbvio : não se lida com o Mistério, não se racionaliza o Mistério.

Não há uma solução para este problema, porque isto não é um problema. É um fato.


Não se resolve fatos - convive-se com eles.

A vida é um fato. Ela existe, está à nossa volta e não existe Razão para a sua existência. Ela não é um artefato, muito menos um fenômeno. Ela é um milagre.


There are only two ways to live your life: One is as though nothing is a miracle;
The other is as though everything is a miracle.

Yup. Albert Einstein de novo.

E, percebendo que estou tendendo à concordar com o Gênio da Relatividade, resolvo deixar um pouco de lado a Razão e aceitar ainda outro conselho de Mestre Einstein (que por sinal dá nome à este post):


Fantasia é mais importante que Conhecimento.

Que suas fantasias se realizem. As minhas estão começando hoje.

Bom Fim de Semana para vocês.